6 de fevereiro de 2010

Escolha


Há uma fábula maravilhosa sobre um coelho e uma bruxa que nos ensina sobre o poder de escolha:

A bruxa e o coelho viviam juntos na floresta. 
Um dia, a bruxa convidou o coelho para acompanhá-la a uma outra floresta. 
O coelho não queria ir, mas nada disse. Foi caminhando ao lado da bruxa, conversando. 
Após andarem por algum tempo, pararam para descansar. O coelho disse: "Estou com sede."
A bruxa arrancou uma folha de árvore, soprou-a e presenteou o coelho com uma cabaça cheia d'água. O coelho bebeu a água e nada disse. 
Continuaram a jornada. Ao pararem novamente, o coelho disse: "Estou com fome." A bruxa pegou uma pedra, soprou-a e a transformou num punhado de rabanetes. 
Não era bem isso o que o coelho queria, mas aceitou os rabanetes e comeu-os. 
Continuaram a jornada. 
Um pouco depois, o coelho tropeçou e caiu, ferindo-se. A bruxa colheu folhas e pedras e, com algumas palavras mágicas, fez um ungüento que friccionou no corpo do coelho. 
E ficou ao lado dele até que ele melhorasse. Quando ele se curou, a bruxa transformou-se numa águia, agarrou o coelho e levantou vôo, levando-o até seu ninho e saiu voando outra vez.
Ao voltar, não o encontrou mais. Um dia deu de cara com o coelho na floresta e perguntou: "Por que tem se escondido de mim?"
"Saia de perto de mim", gritou o coelho, "tenho medo de você. Não gosto nem de você, nem da sua mágica que vive impondo o que eu não quero!"
Os olhos da bruxa encheram-se de lágrimas. 
Ela então disse ao coelho: "Eu ajudei porque pensei que fosse meu amigo. Você aceitou meus presentes mágicos e agora vira-se contra mim! Por isso, vou amaldiçoá-lo. Deste dia em diante, quando você não expressar os seus desejos, perderá a capacidade de desejar. E quando não tiver desejos e sentir medo, aquilo de que você tem medo cairá sobre você."

Moral da história: Aquilo de que você sente medo cairá sobre você, e o que você temer, encontrará você.

2 comentários:

Livia Luzete disse...

hummmmm...
...acho que lí isso n'algum lugar...

Bonito esse template do blog também!

ઇ‍ઉ mell® ઇ‍ઉ disse...

Hummmm

Leu onde?

bee