30 de novembro de 2009

A origem do mundo e a missão dos seres humanos

"(...) A Luz e o Recipiente.
Em um dado momento a Luz, que é puro amor infinito, sentiu vontade de compartilhar todo aquele amor e criou o Recipiente, apenas para receber o que ela tinha a oferecer, em uma união perfeita.
Só que, um dia, de tanto receber amor, o
Recipiente começou a absorver as características da própria Luz e também sentiu necessidade de compartilhar.
Como a
Luz não podia receber do Recipiente, este começou a se sentir inferior e, usando de seu livre-arbítrio, se separou da Luz e criou o seu próprio mundo, finito.

Para a
Cabala esse é o momento que os cientistas definem como o Big Bang, a criação do Universo a partir de uma gigante concentração de matéria e energia em um único ponto.

Para a
Cabala, os seres humanos são descendentes diretos do Recipiente e, portanto, essencialmente recebedores.

Isso explica a imensa dificuldade de doar e compartilhar e o desejo de sempre receber. Basta observar as crianças. Antes de elas aprenderem a dividir com os amigos, são naturalmente egoístas e querem tudo para si. Faz parte da essência humana.

No fundo não há nada de errado com o fato de desejarmos bens materiais e não-materiais.
A grande questão é o propósito com que pedimos e o que fazemos com o que conquistamos.

Nosso grande desafio da matéria é aprender a transformar o egoísmo extremo que vivemos hoje - e que gera uma série de conflitos internos e externos - num ato de receber para compartilhar amor alegria, bondade, tempo, saúde e conhecimento.

Exatamente como desejava o
Recipiente, no momento em que se separou da Luz(...)"


SANT'ANA, Thays - Cabala: manual de instrução da vida. Revista Bons Fluídos, Editora Abril - dezembro de 2009, pág. 180 e 181.

Nenhum comentário: