6 de setembro de 2009

Alegria, alergia

Chocolate é bom para a saúde

"Coma chocolate Delicie-se com as descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite"-
por Fábio de Oliveira Revista Saúde é Vital, Editora Abril

Pois bem, chocolate é gostoso, promove bem estar, alegria, estimula o Timo, melhora a imunidade, diminui o risco de AVC, melhora o humor, etc - leia a reportagem e saiba que o melhor é o amargo pela alta concentração de cacau.

Mas...

E se você for alérgica a chocolate?
E se você for uma criança de 6 anos de idade que vê outras comerem e isso lhe for proibido?
E se você, pela pouca idade, não consegue entender porque algo tão cheiroso, gostoso não pode fazer parte da sua alimentação?

Basta um dia você sequer conseguir abrir os olhos, conseguir colocar os pés no chão, se mexer na cama porque seu corpo inteiro inchou que tudo isso fica muito nítido.
Esse maravilhoso mundo de côr marrom, cheiro de Páscoa, bolo de aniversário deixe de ser a sua alegria para ser o seu pior inimigo!

E assim deve ser o mundo branco do leite, das farinhas, dos açúcares e de outros alimentos para quem tem alergia a eles. Um mundo que lhe oferece perigo, coloca a sua vida em risco e ao mesmo tempo que proporciona prazer a outras crianças e/ou pessoas.

Mas a gente se adapta, acostuma, entende - na mais tenra idade, que a côr e o sabor da alegria é diferente para nós.
Crescemos, nos acostumamos a viver sem esses alimentos, mesmo que nosso organismo com o tempo adquira as defesas necessárias para combater as alergias - o que ocorre em poucos casos.

Daí o chocolate, agora podendo ser degustado em pequenas porções já deu lugar a outras coisas mais gostosas e prazeirosas.

Quer um téco?

Bom final de semana!

Um comentário:

Livia Luzete disse...

Ainda bem que só tenho ALEGRIA com o quitute!!!