12 de setembro de 2009

Cinza

* "Seria tão bom se pudéssemos nos relacionar sem que ninguém esperasse absolutamente nada, mas nós,
as pessoas, temos emoções. "
* Baseado em uma frase de Caio Fernando Abreu

Em uma conversa hoje com o caçula, sobre uma avalição proposta pela professora de desenho, verificamos que as pessoas tem diferentes opiniões sobre o que cada côr representa.

-Vermelho: sangue, paixão;
-Rosa: meiguice, carinho;
-Azul: alegria, luz;
-Preto: luto, algo pesado;
-Branco: paz, leveza;
-Verde: verdade, esperança....

Algumas respostas foram parecidas e outras totalmente diferentes, mas agora percebo que além da sensação que cada côr nos imprime, também há o nosso momento...
A côr pode ser leve, pode ser pesada, pode demonstrar um estado de espírito, pode ser a maneira de demonstrar-mos como sentimos sem necessariamente utilizar uma palavra sequer.

Eu, particularmente adoro usar preto, não para me esconder (dizem que pessoas com sobrepeso usam preto para emagrecer), não para externar um luto, nem qualquer outro estado de espírito negativo.
Assim como adoro e tenho várias camisetas e blusas brancas!

Sou simples e gosto de coisas assim, não quero e não preciso "aparecer" - nem gosto.

Mas hoje, agora, nesse momento uma côr que eu vestiria o corpo e a alma seria cinza...

Porque?
Porque é tão dificil às vezes... ???

...

2 comentários:

Livia Luzete disse...

Sim as cores tem signifiados diferente. Bemantes da novela das índias vir ao ar eu já sabia que na ìndia o branco representa o luto.
Aqui no nordeste brasileiro, as pessoas antigas rejeitam usar o roxo ou suas matizes,por que lhes remetem a mortália, roupa usada pelo defunto!!
Eu também amo o preto, porém tenho um guarda-roupa bem colorido.
No filme O Feitiço de Áquila, foi feita uma "revisão" sobre as cores:
o mocinho Rutger Hauer, vestia preto, que no caso siginifiva:austeridade,
já o branco usado pelo bispo significava: hipocrisia!!!
E aí é só paz que significa o branco??
A visão de cada um é que dita.

ઇ‍ઉ mell® ઇ‍ઉ disse...

Pois é Lady Li

Nao me fale sobre novela, Indias passadas (ja que acabou), mas acredito que HOJE ninguém se liga muito nisso.
Mas lembro que há mais de 30 anos atrás (já que tenho 43) lembro de conhecer uma ou duas senhoras (portuguesas) que passavam dia após dia usando preto em luto, semanas, meses, anos...
Também lembro da minha mãe comentando sobre a côr preta e a roupa fechada impedirem a absorção de vitamina (K) provenientes do sol, etc.
Óbvio que não uso preto no verão, no calor, porque esquenta muito!
Não sou e não faço parte da tribo isenta de pigmentação, que só usa preto, inclusive no esmalte e batom...

Foi apenas um texto qualquer, um gancho e enfim um desabafo final...
Que poderia significar em outro idioma: "I'm felling so blue", daí esse azul tb tem um significado bem adverso...

bee