19 de janeiro de 2010

Princípio do equilíbrio


 Baseado em um texto de Virgílio Vasconcelos Vilela

Que atire a primeira pedra (por favor, pequena e sem muita força...) quem não conhece uma pessoa que reclama que trabalha demais - sem  ganhar dinheiro suficiente; que tenha problemas familiares; de relacionamento; com o seu corpo; emocional ou afetivo...
Ou que não consiga manter nunca a casa, o quarto, o local de trabalho, o carro ou a aparência em ordem...
Grande parte desses problemas tem origem da falta de observação de um princípio universal: o Equilíbrio.
É princípio porque é uma lei, uma diretriz que regula e orienta comportamentos e decisões.
É universal porque se aplica a tudo. 

O Princípio do Equilíbrio afirma que, onde quer que várias partes formem um todo (um sistema), devemos prestar atenção e nos dedicar a cada parte, sob pena de que tanto as partes não atendidas quanto o todo sofram ou tenham problemas por isso. 

Quer um exemplo?
Quem faz um curso regular com várias disciplinas, se não se dedicar a estudar todas, as negligenciadas afetarão todo o curso!
E como ser humano dotado de corpo, mente e espírito,  se dedicar muito ao corpo e ao espírito, esquecendo a mente, será forte, integrado e irá se dedicar a outras pessoas, mas com poucos conhecimentos e outros recursos racionais.

Conhecemos pessoas que  pode se desequilibrar dedicando atenção ao passado, às lembranças, e esquecer os planos.
Outras que ficam sonhando com futuro ou preocupando-se, e esquecem suas experiências. Ou que planejam demais esquecendo-se de estar no presente e usufruir das coisas boas que conquistou.
Ainda há as pessoas que parecem que tomam decisões baseadas somente em emoçôes, ou aquelas que parecem que são lógica pura.

A tarefa dificil é parar para perceber onde está o ponto de desiquilibrio para colocar tudo em ordem, mas não é tarefa impossível. Em primeiro lugar organize-se, escolha um momento de relaxamento, medite, partique algum tipo de exercicio que ordene primeiramente sua mente.
A partir daí com a mente serena, a percepção fica mais aguçada, depois é só colocar ordem na casa, no trabalho, nos relacionamentos e na vida!
O equilíbrio muitas vezes resulta do cultivo e prática de certos valores, como coooperação,  perdão e até hábitos perceptivos.

O princípio do Equilíbrio abrange múltiplas dimensões da nossa existência, e portanto não pode ser ignorado. Ignore-o e alguém vai acabar sofrendo, seja você ou alguém próximo a você.
Deve ser por isso que recebemos um ensinamento que tem o equilíbrio como eixo: "Amai ao próximo como a ti mesmo". 

Felicidades!

P.S.: Deixa eu ir ali meditar que estou precisando de Equilíbrio...



Nenhum comentário: